Pensamento do Dia.... (só tem em inglês, desculpe)

Sunday, March 16, 2008

Nem tudo que parece pepino, pepino é!


Alguém já comeu bucha? Não estou falando de bucho que é algo que eu nunca comi e muita gente gosta. Estou falando de bucha vegetal de tomar banho!!! Eu comi e vou confessar aqui e agora!!! Considerando que sou eu com quem tanta coisa aconteceu porque não sou muito normal espero que ninguém duvide da história. Pena que minha tia Nair já faleceu porque ela poderia confirmar tudo rapidinho. Agora, antes de eu contar a história vamos estabelecer que todos sabem o que é uma bucha - mais exatamente a bucha vegetal. Como eu vou traduzir todos estes comentário para inglês vai ter gente que nunca viu uma (mas será que não tem jovens que nunca viram uma bucha? Pode ser! Humm... aqui vai)

Aí podem ver a bucha vegetal seca cortada em pedaços. Parece feinha mas era e não sei se é ainda popular no Brasil (digam aí vocês que moram no Brasil) mas a gente comprava na feira e usava para tomar banho. Depois inventaram as esponjas falsas mas a bucha vem sabe lá de que tempo. A bucha vegetal é fruto de uma trepadeira que tem o mesmo nome e possui flores e folhas verdes e amarelas, de origem africana e foi trazida ao Brasil pelos escravos. Aqui está o exemplo da tal flor que por sinal é muito bonita.


Para quem não sabe evoluiram com o tempo o jeito de vender bucha e eu estava olhando na internet e vi isso:








Como podem ver tem peruca de bucha, bucha em paninho para poder segurar melhor e boneca de bucha do Lampião e Maria Bonita.

Bom, o caso é o seguinte eu fui para Ferraz de Vasconcelos um dia na casa da minha tia Nair. Eu gostava de ir lá porque a maioria das ruas eram de terra e tinha muita coisa interessante para explorar que não era como as ruas de São Paulo, tinha árvore e ladeiras de terra assim que eu gostava de descer... mas detestava subir... mas gostava de tudo. Tinha um monte de primos lá também que eu adorava visitar e brincar. Mas um dia, eu não sei porque eu estava explorando a região sozinho. Numa rua lá que eu nem sabia mas não muito longe da casa da tia Nair eu vi uma vinha deste tipo:











Para quem nunca viu parece um pé de pepino. E foi exatamente o que eu pensei. Eu vi um monte de pepino pendurado nesta vinha e não pude resistir. Vocês acham que se o pepino está pendurado do lado da rua e você pega um é roubar? Eu espero que não. A vinha estava na cerca da casa e os "pepinos" estavam pendurados do meu lado dando-me o direito de pegar um, o que eu fiz sem pensar nem por um minuto. Não pensem que sou louco, vejam a cara da bucha antes de secar e ir para a feira!

Bom, mordi o tal "pepino" e logo vi que o sabor não estava bom. Pensei que era um pepino que não estava maduro. Levei comigo para a casa da minha tia e mostrei para ela. Eu lembro direitinho a cara dela rindo de mim. "Mineiro!" (era o meu apelido porque nasci em Minas Gerais) "Isso aí é bucha menino!" Ahahahahaha... eu não achei engraçado no dia mas lembro com carinho do momento. Ela ria e não acreditava que eu tinha mordido a bucha. Não sei como eu sobrevivi à minha infância. Tem muita história para contar aqui que se minha mãe estivesse viva e lesse ia desmaiar porque era um tal de cair de um muro aqui e perder o fôlego e ficar no chão estirado até voltar, coisa que mãe não pode saber... hehe. Mas da bucha ela ficou sabendo sim porque a tia contou. Agora estão avisados. Dá até para fazer um ditado:

Nem tudo que parece pepino, pepino é!

No comments: