Pensamento do Dia.... (só tem em inglês, desculpe)

Monday, March 21, 2011

O chinês famoso!

Quando vim para os Estados Unidos eu já falava inglês. Mas mesmo assim algumas coisas eram novas para mim. Meus sponsor que ajudaram muito além de prover um lugar para que eu morasse até me estabelecer com a esposa e filhos num apartamento oferecido pela faculdade onde estudei. Eu não tinha carro no começo e andava bastante (e era magrinho lógico.) Bem, comecei a perceber muitas diferenças entre as ruas do Brasil e dos Estados Unidos mas uma coisa me chamava a atenção todo o tempo e eu não achava nenhuma explicação lógica para aquilo. Eu pensava, pensava, e não conseguia achar nada que eu houvera aprendido no passado que explicasse o fenômeno. Quando eu já não aguentava mais de curiosidade eu perguntei aos meus sponsors porque havia nas ruas o nome de um tal chinês em lugares que não tinham nada a ver com chinês. Aonde eu morava não era bairro chinês nen nada. E não era só lá que eu via isso também. Estava em Salt Lake City, por todas as partes. Teria sido ele um chinês famoso nos tempos antigos, quando construiram a ferrovia? As linhas do leste e oeste dos States se uniram em Promontory, Utah. Podia ter algo a ver com ele. Mas porque só em determinados lugares? Por fim criei coragem e perguntei, não dava mais!!!

- Podem me dizer porque tem o nome de um chinês em placas amarelas pela cidade? - perguntei inocentemente.
- Que chinês? Aqui nem temos um bairro chinês! - responderam
- Eu lembro o nome, espera, é Ped Xing! - respondi.
- Ped Xing? Não conhecemos nenhum Ped Xing! - explicaram
- Mas eu vejo estas placas amarelas com este nome todo o tempo! - retruquei com convicção.
- Como se escreve? - perguntaram curiosos
- PED XING escrevi em letras maiúsculas e grandes num papel

Ele riram e logo me explicaram:

- Não é nome de Chinês não! É abreviação para PEDESTRIAN CROSSING! Aqui quando algumas palavras se abreviam com X por exemplo XMAS é Christmas (Natal), XING é Crosssing (Travessia). Então PED para Pedestrian e XING para Crossing!

Que tontinho! Fez muito sentido né exceto que uma palavra era Cruz e a outra era Cristo mas tudo bem... as duas palavras se relacionam certo? Só não estou certo que na China alguém faria o relacionamento das duas. Se eu um dia for fazer uma missão na China com minha esposa, posso contar esta história como introdução e começar a falar do evangelho. Acho que seria uma boa introdução. O que acham?

Tudo era fascinante! Quem jamais imaginaria que se usava o X desta maneira? Agora vejo os sinais para travessia de pedestres e lembro-me com saudades os tempos em que aprendia coisas novas do idioma inglês (agora já estou suspirando.)

Wednesday, March 9, 2011

Um macado me mordeu!!! O irmão Bueno me mordeu!!!

Quando eu era pequeno o meu apelido era "Perigoso"... não sei porque.. hehe. Bom, o meu irmão já deveria saber que não era para me deixar sozinho. Um dia ele me levou junto numa viagem de negócios dele e me deixou num zoológico num cidadezinha de São Paulo. Não sei para onde ele foi mas lá estava eu de repente sozinho em frente à jaula dos macacos. A macaca estava com seus filhotinhos e eu com doce na mão. O doce era o "Dadinho" que para quem não lembra era feito de amendoim embrulhado num papel espelho igual ao da foto aí. Acho que ainda fazem Dadinho do mesmo jeito quando eu tinha 12 anos ou algo assim na época (estamos falando de meados dos anos 70).

Então, eu achei que devia dar doce para a macaca. Joguei um, el apegou e cuidadosamente desembrulhou e deu para os macaquinhos. Eu achei aquilo incrível!!! Aí joguei outro mas caiu entre as grades do lado de dentro da jaula e eu não conseguia pegar. Estiquei o braço o mais que podia e com o dedo do meio toquei do doce mas do nada eu vi aparecer a cabeça da macaca que já estava morendo o meu dedo bem forte. E ela não soltava!!!! Ela mordia tão forte que eu nem sentia dor. Pensei que ela ia arrancar a ponta do meu dedo.

Então aí estava eu, sem ninguém me olhando, ninguém por perto, tentando convencer a macaca de soltar o meu dedo. A única tática que encontrei foi começar a puxar a minha mão bem forte e no processo bater a cabeça dela nas grades... hehehe... foi um destes momemtos do Eduardo Bueno que infelizmente não pôde ser filmado. Ela finalmente soltou o meu dedo o qual eu não podia sentir, estava adormecido e eu fui segurando a ponta do dedo correndo atrás do meu irmão. Tive que tomar umas injeções e até hoje não sei quem contaminou quem.

O evento que segue eu decidi colocar aqui por estar relacionado, creio eu, porque anos depois, quando já estava casado e era o professor da Escola Dominical, um dos adolescentes na minha classe roubou o único giz que eu tinha. Seu nome era Don. Ele se sentava no fundo da classe, e não queria devolver o giz de jeito nenhum. Eu, como bom Cristão, continuei a aula até que os adolescentes começaram a dormir o suficiente para que eu passasse um verso longo da Bíblia para uma menina ler.

Enquanto ela lia e eles ficavam com mais sono ainda, eu fui ao fundo da classe calmamente e pedi que por gentileza ele devolvesse o giz. Ele se negou!!!! Aí, os meus instintos símios emergiram e eu o puxei para o chão, fazendo a cadeira voar, a classe despertou, e lá estava ele no chão, com o quarentão agora um professor da Escola Dominical não tão bonzinho exigindo o giz de volta.

Ele se recusou de novo e eu agi como qualquer pessoa normal que foi mordida por um macaco, eu mordi a mão dele bem forte até ele soltar o giz. A galera vibrava (a classe nunca tinha visto um professor da escola dominical morder ninguém!) Aí ele se levantou exclamando "Ele me mordeu! Ele me mordeu!" como se tivesse sido o fim do mundo... ahahahah. Talvez ele estava dizendo aquilo para convencer a si mesmo do que acabara de ter acontecido, que o irmão Bueno realmente havia mordido a mão dele. para pegar o giz.

Consegui terminar a minha aula em paz mesmo depois de tudo aquilo (a adrenalina toda foi boa para acordar a todo mundo). Fiz juz ao meu apelido de "Perigoso" e eles aprenderam a respeitar-me.

Bom, eles me adoravam depois daquilo. Acho que me tornei seu professor da Escola Dominical favorito. e quanto ao Don, eu o vejo na Igreja e pergunto como vai a mão dele e ele diz que está bem. Com uma diferença ou outro do Homem Aranha, o Homem Simio aqui foi mordido, ganhou poderes e responsabilidades, mas nunca realmente logrou pular de prédio para prédio. Morder tudo bem, mas eu nunca mordi ninguém nas minhas classes de software. As pessoas são tão sensíveis hoje em dia! Não acham que hoje me processariam? Acho que sim. Melhor cuidar dos meus negócios sem morder ninguém... hehe. E estas foram duas aventuras do Eduardo Bueno.

Wednesday, March 2, 2011

Quem tem medo do Eduardo Bueno?

Minha esposa e eu estávamos em Portland, Maine, em Agosto de 2006, visitando os lugares turísticos durante uma viagem de negócios. Chegou uma noite fomos pegar dinheiro num caixa eletrônico e era um lugar assim escuro, tinha uma construção perto, já viu. O caixa ficava atrás de um prédio enquanto minha esposa tirava o dinheiro, eu pensei em dar um susto nela, porque é legal assustar a Gislaine.

Virei a esquina e o prédio tinha umas aberturas na parede que permitiam que uma pessoa se escondesse. Eu falei para ela que era um lugar perigoso e alguém podia nos roubar. Aí fiquei esperando mas ela demorou tanto que eu acabei esquecendo porque eu estava lá perdido nos meus pensamentos. Quando ela passou por mim EU ME ASSUSTEI!!! Fui de Ahhhh para Buuuuu bem rápido mas não deu para disfarçar.

Ela não sabia o que dizer porque foi ridículo mesmo. Ela perguntou com muita classe "Eu que te assustei, né?" e eu tive que admitir. Foi uma cena típica de comédia da TV e rimos bastante. Meus filhos dizem hoje que foi um episódio do Mr. Bean... tentar assutar alguém e acabar ficando assustado. Que fazer? Foi uma outra aventura do Eduardo Bueno (o tonto!):)